Salve Galera!!!

 Hoje vou postar um tuto em Fireworks CS4. Vamos aprender a criar um CD.

Primeiro, abra seu Fireworks e configure sua tela para o tamanho para 660 x 440 (o padrão do fireworks).

fire1

Pegue a ferramenta Elipse do conjunto de ferramentas de Vetor e crie um círculo. Que tamanho? Tanto faz!!! Faz um aí, porque nós iremos configura-lo com um tamanho adequado ok?

fire2

Repare que ao terminar de desenhar o círculo o Painel de Propriedades estará exibindo informações pertinentes ao seu objeto selecionado. Repare na base da barra de propriedade que nós temos as letras L, A, X, e Y com alguns números na caixa ao seu lado! As letras L e A definem a largura e a altura do objeto e as letras X e Y definem o posicionamento da tela. Defina a largura e a altura como 400 x 400.

fire4

Faça uma cópia deste círculo (Ctrl + c  e Ctrl + v ) e visualize-o na janela ancorada da camada. Nas versões anteriores ela ficava na lateral direita da tela. Mas aí você abre o seu Fireowrks e pergunta: Cadê essa janela? Caso ela não esteja aparecendo será necessário ativa-la. Vá ao menu “Janelas” e selecione “Camadas” (você pode ativar a janela de camadas através do atalha F2).

fire5

Pronto ela irá aparecer na lateral direita da sua tela junto com as janelas de “Páginas” e “Estados”.

fire6

Repare que você tem duas camadas chamadas “Elipse”. Para facilitar a didática do tutorial, vamos renomear as camadas. A camada de cima se chamará “menor” e a de baixo se chamará “maior”.

fire7

 

Selecione a camada menor e redimensione o círculo criado de 400 x 400 para 100 x 100

fire8

 

Vamos centralizar os círculos Maior e Menor. Para isso, selecione tudo usando o atalho CTRL + A. Para centralizar os objetos nós iríamos precisar ter um baita de uma mira. Mas o Fireworks em recursos que facilitam certas edições. Para que você faça uma centralização horizontal use o atalho CTRL + ALT + 2. Repare que ao executar este atalho, com os dois círculos (menor e maior) selecionados ele alinha os objetos horizontalmente. Vamos fazer o mesmo procedimento para alinhar os objetos verticalmente. Use o atalho CTRL + ALT + 5.

fire10

Com os objetos alinhados verticalmente e horizontalmente temos nossos círculos centralizados. A idéia é usar o círculo menor para furar o círculo maior! Como?

 Com os dois objetos ainda selecionados acesse o menu Modificar, Combinar Caminhos, Perfuração

fire11

Repare que o círculo ficou com um furo no meio e as camadas “menor” e “maior” passaram a se chamar “Caminho composto”.

  fire111

Faça uma cópia do nosso novo objeto e renomeie a camada para “Centro”. Defina o tamanho deste novo objeto para 90 x 90 (lembra das letras L e A?) e centralize os dois objetos (selecione os dois objetos [CTRL + A] e use os atalhos CTRL + ALT + 2 e CTRL + ALT + 5). Sua imagem ficará assim!

fire12

Para dar um efeito mais bacana, vamos pintar a tela de preto. Selecione a ferramenta “Ponteiro”, acesse o Painel de Propriedades e procure por um quadradinho branco com o nome “tela do desenho”. Clique no quadradinho e escolha a cor preta.

fire13

Selecione o círculo maior e acesse o Painel de Propriedades. Procure pelo baldinho de tintas com as cores de preenchimento de objeto e mude de sólido para “Gradiente”. Depois selecione a opção “Cone” como mostra  a imagem abaixo!

fire14

Depois disso, selecione o quadradinho com as cores atuais do seu círculo e escolha a predefinição “Espectro” . Eeeeeeeee….

fire15

EURECA!!!!! Até que está parecido com um CD!!!

fire16

Vamos ao toque final!!!

Um CD não é tão brilhante e colorido assim!!! Precisamos dar a sensação de que o nosso CD tenha uma película protetora para tirar esse coloridão todo. Para isso, Faça uma cópia do Círculo Maior (CTRL + C e CTRL +V) e mude a cor desta cópia para “Sólido” , Cinza Escuro (#333333)

fire17

Para dar a sensação da película, mantenha selecionado a camada do CD Cinza escuro  e mude seu formato de “Normal ” para “Negação”.

fire18

Está quase terminando! Para encerrar, Vamos aparar nossa tela para que ela tenha o mesmo tamanho do CD. Acesse o menu “Modificar”, opção “Tela do desenho”, sub opção “Aparar tela do desenho”.

fire19

Eis o resultado final!

fire20

Espero que tenham gostado do Tuto. Na próxima aula faremos um disco de vinil, ainda em Fireworks CS4!

 Aquele abraço!