Hoje vamos aprender uma grande manha para que você possa dominar de uma vez por todas este poderoso aplicativo de criação de imagens vetoriais. Vamos fazer uma vetorização. Mas o que é uma vetorização? Vetorização nada mais é que o fato de você pegar uma imagem Bitmap e transformá-la em Vetor. Qual é a vantagem? Bem, teve uma vez que eu estava precisando criar um cartaz no tamanho A2 com uma determinada logomarca. Eu só tinha a imagem da Logomarca no tamanho 50px x 50px, ou seja, com baixíssima qualidade. Então bastou eu fazer uma vetorização da logomarca que ela passou a ter uma qualidade muito maior.

Vamos começar então?

Pegue a imagem abaixo e abra-a no corel através do menu Arquivo, opção Importar.

gato

A imagem é uma homenagem à Sexta Feira 13 ehuehuehueheuheuh!!!

Para fazer uma vetorização é necessário conhecer alguns pontos importantes sobre uma imagem!!! Primeiro, uma imagem é formada por pontos e nós! Os pontos indicam o caminho que uma linha deve seguir e assim, formam a imagem. Podemos dizer, inclusive que, um objeto feito em CorelDraw nada mais é que um conjunto de pontos e nós. Com a ferramenta seleção tool você seleciona o objeto criado. Com a ferramenta Forma toolsvocê seleciona os pontos e nós!

Antes de continuar a vetorização, repare na imagem abaixo.

exemplo

Veja que a imagem em questão tem 4 pontos, todos definindo uma linha reta. Por isso temos um quadrado. Quando temos controle sobre os pontos e nós podemos criar qualquer formato para objeto que você quiser. Basta ter controle sobre a ferramenta “forma”!!! Vamos imaginar que eu queira fazer uma leve curvatura na linha superior do quadrado. Primeiro, temos que levar em consideração que uma imagem pré definida pelo Corel Draw está trancada de modo que você não terá todos os controles necessários para que a curva seja feita da sua maneira. Logo, nós teremos que “quebrar a imagem” (ou tranformá-la em curva). Para isso use o atalho Ctrl + Q.

pontos

Repare que os pontos da imagem estão azuis e agora você pode editá-los individualmente e de maneira mais prática.

Para editar esse ponto e definir a direção que a linha deve percorrer para formar o traçado, use a forma. Selecione o ponto superior direito e mova-o.

pontos21

Caso você queira criar mais pontos basta posicionar a ferramenta forma na linha exatamente no local onde v0cê quer que o ponto seja criado e verifique se apareceu um sinal em formato curvo sobre o ponteiro. Dê dois cliques e pronto, criamos um novo ponto. Caso você queira deletá-lo, basta selecionar e apertar a tecla delete!

Beleza, mas eu não tive controle total sobre meu desenho, afinal os formatos que esses pontos criam são somente retos. Dá pra transformá-los em um formato curvado? Sim!! Através da barra de propriedades.

curvas1

Veja que ao selecionar um determinado ponto com a ferramenta Forma a barra de propriedades muda e passa a ter uma opção chamada “Converter Linha em Curva” (como mostra a imagem acima).

Selecione a ferramenta Converter Linha em Curva e veja que a linha passa a ter duas setas que indicam o caminho que ela deve percorrer. Use a “Forma” para indicar o novo caminho e veja como você conseguiu fazer a alteração necessária para determinar o formato que ela deve ter.

curvas2

Usando estes mesmos princípios, vamos trabalhar a vetorização do gato. Abra-o no CorelDraw.

Veja que esta imagem é bem escura de modo que podemos ter dificuldades em visualizar linhas pretas. Use a ferramenta “Transparência Interativa” para deixar o gato mais clarinho e assim visualizarmos melhor a imagem. Basta selecionar o gato, pegar a ferramenta Transparência Interativa e selecionar a propriedade padrão “Uniforme” e aproveite para aumentar sua opacidade como mostra a figura abaixo.

gato1

Agora que nosso gato está mais clarinho vamos começar a vetorização. É necessário lembrar que o CorelDraw só consegue pintar objetos fechados, logo teremos que ficar atentos a esse detalhe. Já vi muitos alunos fazerem vetorizações belíssimas mas na hora de colorir… Nada feito! A imagem estava com linhas abertas e por isso o comando não funcionava.

Para facilitar o trabalho vamos vetorizar as menores partes do gato. Seus olhos, por exemplo!!! Aproxime o zoom dos olhos do gato e usando a ferramenta “Mão livre” crie linhas retas ao redor dos olhos como mostra a figura abaixo.

gato21

Repare que eu não tive o menor cuidado em deixar a imagem arredondada. Minha única preocupação foi deixar a imagem fechada e contornando o olho esquerdo do gato. Vamos adicionar curvas ao objeto. Selecione a ferramenta “forma” e “converta a linha em curva”. D~e formas arredondadas ao objeto até que fique com o formato do olho.

gato3

Faça o mesmo com a pupila do olho do gato!!

Repare que eu desloquei a imagem da pupila um pouco para mostra apenas que o objeto está fechado!!! Nunca faça uma imagem com linhas abertas, sempre feche o objeto ok?

gato41

Posicione a pupila no local correto.

Vamos fazer o mesmo com o outro olho!! Não se preocupe em colorir nada, ainda!!

gato52

Vamos a uma outra parte bem fácil do gato, seus bigodes. Use a mesma técnica porém, faça com uma linha cinza clara.

gato61

Vamos a uma parte importante, as unhas do bichano!!! Faça primeiro as unhas e depois as patas. Faça como uma linha comum na cor preta mesmo como mostra a imagem abaixo!!

gato7

Vamos ao corpo do gato!!! Crie linhas retas que contornem o corpo dele sem se importar com as curvas.

gato8

Repare também que eu usei poucos pontos, deixando todo o trabalho do formato para as curvas. Você pode optar por crair vários pontos já fazendo com que o gato tenha formas mais definidas quanto a sua vetorização porém o trabalho de transforma-los em vurva será bem maior e possivelmente a arte não fique tão boa. Repare nos pelos das costas do gato (os pelos arrepiados). Vamos nos preocupar com eles depois. por enquanto vamo dar formas ao bichano. Transforme as linhas em curvas e dê formas ao seu vetor.

gato9

Vetorize os pelos do mesmo modo como vetorizamos o restante do gato.

gato10

Por fim vamos pintar a imagem. Com um detalhe, temos que respeitar as cores exatas da imagem original. Separe as imagens e veja como está ficando. Tire a transparência do gato original!

gato11

use a conta gotas para selecionar a cor amarela do olho do gato. Para isso, basta selecionar a conta gotas e clicar sobre uma parte amarelada do olho do gato. repare que a cor será exibida no canto inferior direito da tela. caso a cor não apareça por mais que você clique, selecione a opção “Amostrar cor” na barra de propriedades. Siga a imagem abaixo!

gato12

Segure o ponteiro do mouse sobre a cor que apareceu e arraste para o olho do gato. Cuidado para  imgem não ficar como está abaixo. Se você soltar a cor no olho do gato com o gráfico no formato abaixo este irá pintar o contorno. O quadrado tem que estra totalemtne preenchido ok?

gato-errado

Pinte o restante do gato usando as mesmas técnicas. Caso você não consiga pintar algum parte do gato é poque a imagem está aberta e você terá que vetorizar de novo (ai).

Eis o resultado final!!!

vetor_gato_preto

Espero que tenham gostado do tuto e até a próxima.

About these ads