Esta é pra você Joel, que não pode vir na aula passada e me pediu o tutorial. Vamos estar fazendo um planeta usando os recursos doPhotoshop CS3. Nada de pegar imagens na internet, nem nada disso, só usando ferramentas do Photoshop.

Primeiro, vá em File New  e  crie um arquivo com as configurações abaixo.

pds1

Pinte sua tela de preto (use o atalho Alt + Backspace). Vá em Filter, Render, Clouds.

Repare que você terá criado algumas nuvens na tela.

psd2

Vá novamente em Filter, Render porém,desta vez vá em Diference Clouds. Repare que as nuvens ficam mais destacadas. Isso será muito útil para a criação deste planeta. Você deve eestar se perguntando, eu não poderia ir êdireto para o Diference Clouds? A resposta é não. Mesmo indo em Diference Clouds antes ele iria ativar a Clouds comum.

psd3

Vá novamente em Filter (de novo? Isto é só o começo!), acesse a opção Distort e depois Polar Coordinates.

psd4

 Repare que sua imagem começa a ter formas de um planeta porém ele está com um traço feio no meio. Isso porque a Polar Coordinates pega os dois extremos da imagem e junta-as em formato circular gerando a lista.Isso não vai dar nenhuma sensação de realismo entãovamos precisar enganar ela. Selecione a opção Polar to rectangular como mostra a figura abaixo.

psd5

Vamos renomear a camada. Dê dois clicks sobre a mesma e dê o nome de Planeta. Repare que o cadeado que trancava parcialmente a layer Background sumiu e você tem agora totral controle sobre ela.

psd6

Deixe a camada de cabeça pra baixo.Vá em Edit – Transform – Rotate 180º.

Vá novamente em Filter, Distort, Polar Coordinates e, agora sim, selecione Rectangular to Polar. Clique em Ok. Sua arte agora está com formas de um planeta sem a faixa do meio.

psd7

Usando a ferramenta Eliptcal Marquee,selecione o planeta e inverta a seleção (Ctrl+ Shift + I).

psd8

 Delete o fundo. Crie uma noca camada chamada espaço e deixe a mesma embaixo do planeta como indicado na imagem abaixo.

psd91

Para criar o espaço, vamos pintar ele de branco (????) .  Calma que vocês vão entender. Pinte de branco usando Ctrl + Backspace.  Sabe aqueles quadradinhos preto e branco que são usados para pintar os objetos no Photoshop? Inverta-os usando a setinha.

psd10

Vá em Filter, Sketch, Reticulation. Aumente a Density da ferramenta e veja as estrelas aparecerem. deixe-a doseu gosto e clique em OK.

psd11

Vamos diminuir um pouco o tamanho do planeta. Pra isso, pegue a Move Tool e ative a Show Transform Control que está na barra de propriedades.

Dimensione a imagem e aplique as transformçoes clicando no botão Apply.

psd12

Vamos pintar nosso planeta de outra cor. Com a camada doplaneta selecionada ative aopção Hue saturation (Ctrl + U). Ative a opção colorize.

Repare que aparece três opções de edição de cor.

A hue é o tom da cor;
A saturation é a saturação da cor (aqui você aumenta e diminui a força da cor)
Brightness é o brilho da imagem (mais escuro e mais claro).

Mude apenas a Hue e escolha uma cor bacana para o seu planeta. Por que não mudar a Saturation e a Brightness? Porque elas podem tirar o realismo da imagem. Veja como está ficando!

psd13

Vamos dar mais sensação de realismo ainda. Você já deve ter visto fotos deplanetas que não estão totalmente iluminados pelo sol. Aqueles que ficam com uma parte escura. Vamos fazer o mesmo. Use a ferramenta Burn Tool para criar a sombra que queremos.

psd14

Passe o mouse repetidas vezes no planeta até chegar ao resultado abaixo.

psd15

Mescle as camadas (Ctrl + E) e vamos fazer o efeito final. Vamos criar um sol nascendo atrás do Planeta.

Vá em filter, Render, Lens Flare e configure como na imagem abaixo.

psd16

O resultado final é esse aí em baixo. Espero  que tenham gostado do tuto.

planeta-pronto