Salve galera. Pela primeira vez eu vou estar fazendo um tutorial de Photoshop aqui no Inatitude. Este é um pedido da Laíz, que está afim de lembrar como trabalhar com máscaras.

Primeiramente vamos saber o que são as máscaras do Photoshop. Este é um recurso que , assim como uma máscara comum, esconde  e exibe alguma coisa. Se você está usando uma máscara, parte do seu rosto ficará escondido e parte será revelada (os olhos por exemplo). Com o Photoshop é igual. Pra que algo fique escondido, usa-se a cor preta, para que algo seja revelado, usa-se a cor branca.

Vamos ao tutorial e tudo ficará mais claro!

Primeiro, pegue a imagem do planeta Terra abaixo e abra no Photoshop (File – Open ou CTRL+o).

terra

Faça o mesmo para a imagem da bola abaixo.

bola

Repare que seu Photoshop CS3 terá as duas imagens abertas porém cada uma como um arquivo diferente. Em outras palavras, temos que fazer com que as duas imagens utilizem a mesma janela.

psd1

O que você tem que fazer é o seguinte, pegue a camada (ou layer) da bola e arraste-a para cima do planeta, como mostra a imagem abaixo.

psd2

Fique a vontade para fechar a janela da bola de futebol

Repare que agora, temos apenas uma janela contendo as layers daTerra e da Bola, sendo que a bola está por cima da Terra. A intenção é essa mas o problema é que a bola está muito maior que o planeta.

psd3

Vamos reduzir seu tamanho. Para isso, com a camada da bola selecionada, ative a ferramenta “Show Transform Control” na barra de propriedades.

psd4

Aproveite também para afastar o zoom (Ctrl -) para que você possa visualizar melhor o controlador de dimensões de imagem. Diminua o tamanho da bola.

Atenção, diminua a imagem pressionando a tecla shift para que o dimensionamento não fique com uma forma achatada (em outras palavras, cuidado para não transformar a bola em um ovo). Aplique a transformação e desative a “Show Transform Control”. Se quiser, renomeie a camada da Bola dando um nome para ela.

psd5

Vamos eliminar o fundo da bola. Para isso, use a ferramenta Eliptical Marquee Tool. O problema que você deve estar vendo é: Eu vou precisar de uma tremenda pontaria para selecionar essa bola. Vamos então usar uma técnica do PaiMei.

pai-mei

Usando o atalho Ctrl + R, ative a Ruler (régua) do Photoshop. Posicione o ponteiro do mouse sob a régua superior e arraste-a para o topo da bola.

psd6

Faça o mesmo na base da bola e nas suas laterias, formando um quadrado ao lado da mesma. A imagem vai ficar assim.

psd7

Agora sim, usando a Eliptical Marquee Tool, posicione a cruz da ferramenta exatamente na intersecção superior esquerda e arraste até a intersecção inferior direita. Selecamos nossa bola de forma perfeita. Para que você saiba que posicionou a cruz extamente na intersecção, repare que ela fica vermelha quando está no local correto. Não há como errar. Outro problema, se apertarmos a tecla delete, vamos deletar a bola, e queremos deletar o fundo. Para resolver isso basta inverter a seleção usando o atalho Ctrl + Shift + I, ou então vá no menu Select, Inverse. Agora sim delete. Sua imagem ficará assim.

psd8

Fique a vontade para retirar as linhas guias (basta arratar para fora da janela) e tirar a seleção (Ctrl + D). Agora sim entra a máscara (até que enfim). Com a camada da bola selecionada, vá até o menu Layer, Layer Mask, Reveal All. repare que ao lado da camada da bola apareceu a máscara com a cor branca. lembre-se a cor branca exibe o objeto que está sob a máscara, a cor preta esconde. Como a máscara está branca a bola ainda está sendo exibida.

psd9

Vamos colocar um efeito bem interessante. usando a ferramenta Gradiente e certificando-se que as cores padrões do Photoshop continuam sendo a branca e a preta,  faça um traço diagonal na bola e veja como ficará a máscara.

psd10

Repare com a bola passou a “incorporar” a Terra. Observando a máscara, vemos que ela agora está com gradientes preto e branco. Como a cor branca exibe o conteúdo da máscara e a cor preta esconde, temos como resultado o fato da bola estar sendo exibida parcialmente e conforme vai sendo feito a mistura das cores a bola vai sendo escondida. Ela ainda está lá, porém parcialmente coberta pela máscara.

O probleminha é que a bola ficou maior que a terra. Vamos voltar a ativar a Show Transform Control e dimensionar a bola até que ela tenha o mesmo tamanho que a Terra. O resultado final é este.

montagem_final_photoshop

Espero que tenham gostado do Tuto e até a próxima.