Salve galera. Tendo em vista que alguns dos meus alunos vão fazer uma prova de CorelDraw, resolvi publicar este tutorial que mostra entre várias ferramentas, uma bela alternativa para busca de banco de imagens grátis.

Comecemos com o tema. O tema escolhido é para uma escola de informática (fictícia) que está querendo vender matrículas para um curso de Web Design. Minha idéia com relação a esta arte é mostrar para o público alvo que fazer escolhas certas podem determinar o alcance do objetivo. Para isso, estava precisando de uma imagem que mostrasse conquista, sucesso, satisfação pessoal, ou algo voltado para o genêro. Buscar imagens para publicidade no Google, nem sempre é uma boa idéia já que esta podem conter direitos autorais. Então, acessei o site do sxc (http://www.sxc.hu) e encontrei exatamente a imagem que eu precisava.

sxc

Este é um site que contém um imenso banco de dados de imagens gratuitas e de altíssima qualidade. Já usei em várias oportunidades.

Procure pela palavra “Sucess” no canto superior esquerdo do site.

Você irá reparar que logo de cara encontrará muitas imagens disponíveis. Atenção. As imagens que ficam no topo são pagas (logo as melhores?) e pertecem a “Stockxpert”.  Sem problemas! Tem uma muito boa que encontramos e que irá cair como uma luva para nossa publicidade.

sxc2

Após clicar na foto, o site irá pedir o login. Caso você não tenha uma conta de usuário do site, não perca tempo e cadastre-se (sign up), é gratuito.

sxc3

Salve a imagem!

Vamos abrir essa imagem em CorelDraw. Para isso basta ir no menu “arquivo”, “importar” e abrir a imagem escolhida.corel1

Vamos deixar nossa folha num formato mais adequado para uma publicidade. Claro que tudo vai depender da situação a qual será feita a mesma. Em nosso caso, vamos usar um formato padrão A2. Basta mudar o formato na barra de propriedades. podemos aproveitar e deixar a folha no formato paisagem, como mostra a imagem abaixo.

corel3

Vamos criar um quadrado perfeito, do mesmo tamanho da nossa folha. Clique dus vezes sobre a ferramenta retângula na caixa de ferramentas e veja que o Corel irá criar um contorno perfeito na mesma. Esse retângulo será usado para armazanar a foto na folha.

Para armazenar a foto “dentro” da folha, será usada a ferramenta “Power Clip”. Selecione a foto e  vá até o menu “Efeito”, opção “Power Clip”, sub-opção “Colocar em recipiente”. repare que uma seta preta irá aparecer. É como se ela te perguntasse, “onde eu devo armazenar essa imagem?” Clique no retângulo (na folha) e pronto, sua imagem está armazenada.corel4

Reparem que a minha imagem está menor que a folha A2. isso vai dar um efeito horrível na hora de imprimir. Vamos dar um jeito nisso. Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e vá até a opção “Editar conteúdo”.

Veja que a imagem está aparecendo de uma maneira que a folha ainda fique visível. isso acontece para que tenhamos uma base de como deixar afigura no formato desejado no recipiente. A minha sugestão é aproveitar a modelo que está na foto, realssando a “sua conquista”. Ao mesmo tempo em que ela está realssada, a imagem da montanha mais próxima deve aparecer, mostrando que a modelo atingiu o topo ou conquistou seu objetivo. Basta altera o tamanho da imagem até ficar algo parecido com a imagem abaixo, ou da sua preferência. Lembre-se, você é o artista e para isso, deve ter suas criações.

conquista

Quando terminar, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e vá até a opção “Concluir a edição deste nível”.

A pimeira etapa está concluída vamos a segunda etapa. As informações sobre o curso de Web. Dê dois cliques sobre a ferramenta retângulo e crie mais um retãngulo com o mesmo contorno feito anteriormente. Pinte ele na cor principal da empresa. Como estarei usando a Triade-SP como exemplo, escolhi a cor verde. Assim que você pintar o retângulo na cor escolhida algo estranho acontece. Nada. (???) Mas como? Bem, o Corel deixa seus objetos armazenados um sobre o outro. O retângulo verde criado está por baixo de todas as imagens  que criamos até agora (o retângulo principal e a foto). Basta trazer o retângulo verde pra frente usando o atalho CTRL + PAGE UP.  Aperte este atalho até aparecer a imagem que acamos de criar. Assim que ela aparecer, diminua seu tamanho como a imagem abaixo.

conq21

Vamos dar formas curvadas para essa retângulo. Primeiramente, temos que “quebrar” a imagem para que seus pontos e nós possam ser editáveis. selecione o retângulo e use o atalho CTRL + Q.

Use a ferramenta “forma” e vamos dar formatos curvos para a imagem.

forma

 Selecione o ponto superior direito do retângulo e depois a opção “converter linha em curva” na barra de propriedades.

forma2

Repare que setas irão aparecer na linha superior do retãngulo verde. Essas setas indicam ao ponto ou nó o caminho que a linha deve percorrer e assim dá a forma que aparece. Se nós tivermos controle sobre esses pontos e nós, podemos criar qualquer tipo de imagem vetorial no corel. Ainda usando a ferramenta forma direcione essas setas para cima e para baixo de maneira que seu retãngulo adquira o formato abaixo.

formato

Agora vem a parte mais fácil. Vamos digitar neste rodapé os módulos que farão parte do curso. Basta digitar usando a ferramenta “Texto artístico” as palavras que se seguem: “Triade-SP – Web Design * CorelDraw, Fireworks, Photoshop, Dreamweaver, Lógica de Programação, HTML, CSS, Javascript, PHP/My SQL, ASP, Flash e Action Script”. Posicione-o de modo a ficar harmônico com o rodapé. Use também a fonte “Impact” para todos os textos que serão introduzidos nesta arte.

Após isso, digite o nome da empresa que está promovendo o curso (Triade-SP) e posicione-o em um lugar de destaque na arte. Usando a ferramenta retângulo, crie um retângulo ao redor do nome da empresa e posicione-o atrás do mesmo. Pinte-o com a cor principal da empresa, assim como o texto. Até agora nossa arte ficará com o seguinte formato.

triade-sp_curva

Usando o retângulo que está contornando o nome da empresa, faça uma cópia do mesmo (CTRL + C, CTRL + V). Pinte-o com a cor secundária da empresa. Agora dê um clique a mais sobre esta cópia e repare que alguma setas curvas aparecem nos cantos do retângulo. Estas setas indicam que podemos girar a imagem através do seu “ponto de centro”. Faça uma leve curvatura na cópia e deixe-a como a imagem abaixo.triade-sp

Precisamos informar ao cliente como entrar em contato com a empresa. Coloque em fonte menor, logo abaixo do nome da empresa o telefone e o endereço da mesma.

triade-sp_tel

Vamos a data de início do curso, 12/02/2009. Simplesmente digitar a data de maneira comum não chamará a atenção. Temos que caprichar. Digite o dia e logo abaixo dele faça um retângulo como se este fosse um sublinhado. Não use a formatação sublinhada já que usaremos esse mesmo retângulo para contornar o mês. Deixe-o no formato abaixo.

data

Use a mesma técnica para informar o horário do curso (13:30 – 16:30, de segunda a quinta). Logo acima digite “Faça já a sua matrícula” e curve-o, como fizemos com o retângulo acima.

data_hora

Pra finalizar, precisamos de uma frase que faça com que a pessoa interessada no curso decida-se a fechar a matrícula. Um estímulo por assim dizer. Ao mesmo tempo, a frase tem que ser algo que condiza com a imagem que escolhemos. Decidi pela frase “Suas atitudes determinarão suas altitudes”.

Deixe-o como na imagem abaixo.

publicidade_corel

Por fim, mande-o para a gráfica no formato .cdr de preferência com os textos tranformados em curvas. Espero que tenham  gostado e até o próximo tuto.