Salve galera. Ao som de Renato Russo, desenvolvi este pequeno tutorial que ensina a fazer uma engrenagem 3D usando Corel Draw X4. Neste tutorial você irá usar, “Linhas guia”, ”Aparagem de objetos” e “Extrusão interativa”. Vamos começar?

Ao abrir o Corel Draw X4, desenhe um círculo perfeito usando a ferramenta Elipse (F7). Para que o círculo fique perfeito, segure a tecla CTRL.

 circulo

Usando as linhas guias, faça um traçado no centro do círculo tanto no sentido horizontal como vertical. Para criar as linhas, basta posicionar o ponteiro do mouse sobre a régua e arrastar para a área de trabalho do Corel. A imagem vai ficar nesse formato.

 circulo2

Crie mais duas linhas guia, porém desta vez elas ficarão posicionadas num ângulo de 45 e 315 graus. Você pode definir o ângulo na qual as mesmas ficarão através da barra de propriedades. Como mostra o exemplo abaixo.

 barra

A imagem ficará assim.

circulo3

Crie agora um pequeno círculo e posicione o seu centro exatamente na intersecção da linha guia com o círculo maior.

 circulo4

 

Usando a tecla  “+”, crie cópias do círculo menor e posicione-os nas demais intersecções. Sua imagem ficará assim.

 circulo5 

Crie um último círculo um pouco maior que os últimos que acabamos de criar e posicione-o no centro do círculo maior.

 circulo6 

Agora que temos todos os círculos posicionados no seu devido lugar, vamos a parte mais legal da brincadeira. Selecione todos os círculos criando uma área de seleção por sobre toda a imagem. Você pode fazer isso usando o atalho “CTRL + A”. Repare que sua barra de propriedades contém novas ferramentas de edição. São elas a “Soldar”, “Aparar”, “Frente menos verso” etc. Selecione a segunda ferramenta (Aparar).

barra2

Nossa engrenagem está quase terminada. Quer saber como nossa imagem vai ficar? Siga o coelho branco.coelho

Delete todos os círculos pequenos anteriormente criados, assim como as linhas guias (para isso, basta selecionar os círculos individualmente e apertar a tecla “Delete”. Faça o mesmo com a linha guia. Preserve o círculo principal. Sua imagem ficará nesse formato.

 engrenagem1 

O que a ferramenta “Aparar” fez? Ela usou os círculos menores que estavam sobre o círculo maior e usando suas linhas, criou um novo objeto. Usando a criatividade você pode criar imagens muito interessantes, assim como facilitar o seu trabalho.  Vamos agora fazer o preenchimento da imagem. Com a engrenagem selecionada, vá até a ferramenta, preenchimento gradiente (F11).

 preenchimento

Ao aparecer a caixa de diálogo, defina a seguinte configuração: predefinição (escolha 64 – Cilindro Cinza 1),  e ângulo 45 graus. Siga a imagem abaixo. 

preenchimento2

Retire a borda da sua engrenagem. Isso é fácil, basta selecionar a transparência com o botão secundário do mouse (o direito).

 cor

Sua imagem ficará assim.

 

 engrenagem-2

Estamos quase terminando. Com a engrenagem selecionada, use a ferramenta “Extrusão Interativa”, posicionando-a sobre o objeto e arrastando para qualquer direção. Repare que ao mover o mouse, você vê uma caixa 3D sobre o objeto, mostrando como sua engrenagem ficará.

extrusao

Sua imagem ficará assim.

engrenagem3 Repare que existe um pequeno traço na linha que mostra a direção da extrusão e está em destaque na imagem acima. Ela define o tamanho da sua extrusão. Diminua a mesma arrastando a pequena barra em direção ao centro da engrenagem, deixando-a com uma melhor sensação de realismo.

 engrenagem4

Repare novamente que sua barra de propriedades tem ferramentas próprias para personalização de acordo com a ferramenta que está selecionada (bem como o objeto ou grupo de objetos selecionados). Com a engrenagem selecionada usando a “Extrusão interativa” selecione a ferramenta “Extrusão de Rotação”. Um “número três” vai aparecer, gire-o e defina como sua engrenagem deverá ficar.

 extrusao2 

Aí está o resultado final. Espero que tenham gostado e até o próximo tutorial.

final

================================================

publicidade-baner