Os três consoles mais vendidos no mundo receberam um selo de reprovação do Greenpeace.

A organização, que possui um ranking verde para as fabricantes de eletrônicos, avaliou as características dos consoles Wii, da Nintendo, Playstation 3, da Sony, e o Xbox 360, da Microsoft.

Para a entidade, os três equipamentos são ecologicamente incorretos e usam uma quantidade excessiva de poluentes em sua composição. Todos os equipamentos usam chumbo, bromo e PVC em excesso, diz o grupo.

O chumbo, utilizado na solda de circuitos, é um metal pesado que uma vez descartado na natureza polui o solo e a água, contaminando animas e seres humanos que encontram em contato com o meio contaminado.

Já o bromo é um líquido vermelho-escuro usado para retardar o aquecimento destes aparelhos. O líquido tem características venenosas e reativas. Já o PVC é um tipo de plástico de difícil decomposição, que leva tempo demais para se decompor.

Ouvidas pelo Greenpeace, as três fabricantes prometeram reduzir o uso de materiais nocivos. A Microsoft apresentou o cronograma mais agressivo, prometendo eliminar o uso de materiais como PVC até 2010. A Nintendo fez as promessas mais vagas no entendimento do Greenpeace.

Coincidentemente, a Nintendo é a última colocada no ranking verde da organização. A liderança cabe a Samsung e Toshiba.

Fonte: Info Online

Anúncios