Acho que todo projeto Open Source, deveria ser valorizado, por nós, blogueiros e usuários diários de computador. Não quero discutir o que levou aos blogueiros Stan Schroeder e Michael Arrington de criticar o incio da Wikia Search.

Como um projeto recém criado, é mais do que certo que ele não venha com todas as funcionalidades que encontramos no oráculo google, ou nos outros sistemas genéricos de busca, todos comerciais. O Wikia Search ainda é um bebê diante das grandes potencias no setor, mas nada impede que possa alcançar uma maturidade digna, diante de seus opositores.

Fiz alguns testes de busca e de uma forma muito limitada ainda, encontrei alguma coisa de util. Mas uma analise mais completa so poderá ser feita, após um bom tempo de serviço, e com o apoio de desenvolvedores, tenho certeza que a wikia search poderá se tornar uma ótima referência para buscas, como já o é para pesquisas, com sua irmã mais velha, Wikipedia… Abaixo a materia da IDG-Now, sobre a aceitação do Wikia Search:

Framingham – Críticas foram feitas por blogueiros populares, como Stan Schroeder, do Mashable, e Michael Arrington, do TechCrunch.

O novo buscador de código aberto Wikia Search, cuja versão alpha foi lançada ontem (07/01), ganhou análises desfavoráveis dos blogueiros, incluindo o popular blog de tecnologia Mashable. “Toda vez que eu faço uma análise de um sistema de busca, eu me lembro de como o Google é bom e funciona”, escreveu Stan Schroeder, do Mashable.

O influente e popular blogueiro Michael Arrington, do TechCrunch, também criticou o Wikia Search, dizendo que ele falha e que “é um dos maiores desapontamentos que já tive em uma análise”.

As principais críticas referem-se aos resultados pobres e a ausência de “elementos humanos”. “O Wikia Search parece que foi feito por apenas dois garotos em um mês”, brincou Stan Schroeder.

O Wikia Search, que é um projeto de um dos fundadores da Wikipedia, Jimmy Wales, ainda está na fase alpha e o seu web site contém um aviso que os resultados de buscas ainda são “baixos”.

Wales respondeu às críticas de Arrington, do TechCrunch, lembrando o status alpha do projeto e que, assim como a Wikipedia, o Wikia Search é um esforço colaborativo.

“Nós avisamos no dia do lançamento da Wikipedia que ele era um site vazio com algum conteúdo divertido”, lembrou Wales o começo da enciclopédia online, que hoje é uma das principais fontes de consulta da internet.

Diann Daniel

Anúncios