Passando pela net, encontrei no IDG-Now a lista de previsões para serviços que o Google poderia criar em 2008.

“Dezenas de blogs alimentam a indústria de boatos diariamente. As especulações sobre as próximas iniciativas do Google abrangem, entre outras, um cabo submarino até a Ásia, o Gphone que está para chegar, novos data centers e o mundo virtual Google.

Só o Google sabe ao certo. Mas os observadores têm seus próprios palpites sobre as próximas manobras da empresa e se arriscam a fazer algumas previsões audaciosas para 2008 e além.” – Abaixo, vamos citar um pouco sobre esses serviços, e alguns sites de referencias sobre o assunto em questão. Para ver a reportagem completa do IDG-Now, acesse o link a seguir: Materia Completa IDG-Now

Vamos ver essas maravilhas que so nosso querido Google poderia nos oferecer:

1. Você está assistindo à ABC Google

Para aumentar a receita de publicidade, talvez a empresa faça aquisições envolvendo mídia mais tradicional. “Eles vão se voltar para o rádio e a televisão em algum momento”, diz Rob Enderle, analista-chefe do Enderle Group. E, se isso acontecer, os compradores de mídia vão levar sua verba de publicidade para o Google, em primeiro lugar, para alavancar suas ofertas multimídia.

“Ainda não estou convencido de que eles vão comprar uma rede de televisão, mas é uma possibilidade”, acrescenta Enderle, assim como um grupo de estações de rádio, que o Google poderia transformar agressivamente em um modelo…”

2. Google PC de graça

Em 2008 e além, a maior parte do hardware e dos serviços pelos quais pagamos será disponibilizada pelo Google de graça ou a preços drasticamente reduzidos, segundo Chris Winfield, presidente da 10e20, empresa de marketing de busca global. Telefones celulares, acesso wireless à internet e até laptops serão totalmente suportados por anúncios. “Muita gente ficará feliz em receber um laptop de graça em troca de ver alguns anúncios de vez em quando”, salienta Winfield.

O Google já começou a trilhar este caminho. Em março de 2005 comprou o Urchin, software de análise de estatísticas na web, e ofereceu porções…

3. Veja o lado mais soft do Google

Que maneira melhor de promover uma empresa high-profile do que anunciar durante um evento esportivo high-profile? Prepare-se para ver o Google veiculando um comercial que prega suas virtudes em um futuro Super Bowl. “Seria a primeira incursão do Google na verdadeira propaganda”, afirma Rand Fishkin, presidente e CEO da SEOmoz, empresa de otimização de ferramenta de busca. “Eles observaram o que a Microsoft fez [em anúncios na TV]. Poderá causar impacto.”…

4. Google compra agência de propaganda

Uma campanha de publicidade do Google poderá dar lugar a uma das melhores agências de publicidade do mundo. Muita gente adoraria ter a equipe de propaganda da Budweiser, por exemplo, acredita Enderle. “Com todo o dinheiro que o Google tem, provavelmente poderá fazer isso. O Google está se posicionando como uma superagência. Eu não ficaria surpreso se adquirisse uma agência de publicidade.”…

5. Aplicações Google finalmente decolam

O Google teve pouco êxito em fazer os usuários adotarem outros serviços que não sua oferta core de busca. Menos de 5% dos usuários do Google utilizam a home page para qualquer outra coisa além da busca, diz Peter Hershberg, managing partner da Reprise Media, empresa de marketing de ferramentas de busca. Mas este cenário vai mudar em 2008, quando o Google lançar o Gphone.

“O verdadeiro argumento por trás do lançamento de Gphones móveis talvez seja a conveniência”, observa Hershberg. “O Gphone, sem dúvida, terá integração  fora da caixa com cada aplicação…

6. Google oferece análises locais

Cerca de 63% dos usuários de internet nos Estados Unidos fizeram buscas locais online em julho de 2006, contra 43% um ano antes, de acordo com um estudo da comScore. Diante do crescimento da popularidade do conteúdo local, Fishkin prevê que o Google entrará no segmento de análises locais.

“O Google é um dos mais fracos quando se trata de conteúdo em torno de análises de usuários e busca locais”, diz Fishkin. Dada a popularidade dos serviços locais do Yahoo, Yelp…

7. Google faz nova investida em rede social

O Google empacou nos Estados Unidos com a rede social Orkut, embora ela seja amplamente popular no Brasil e na Índia. Em 2008, deverá fazer uma investida mais ousada neste importante mercado.

”No momento, eles não têm uma presença forte e sabem que este é o Santo Graal”, diz Winfield. “Um site como o Facebook controla uma parcela muito grande das atividades dos usuários…

8. Prepare-se para o sistema operacional Google

”Não ficaria surpreso se em 2008 o Google anunciasse o início do teste beta de um sistema operacional baseado em Linux, um sistema open source ou algo do gênero”, conclui Fishkin.

Todo o conteúdo completo pode ser acessado pelo site da IDG-Now. Vamos aguardar e ver se algumas dessas ideias surgem durante o ano, e continuar “orando” em nome de São Google, para que ele continue nos indicando sempre o melhor caminho para nossas buscas… 😛

Anúncios