Armadura de Cota de Malha é feita de anéis entrelacados. O desenho dos anéis espalha a força dos impactos sobre uma área maior, e a cota de malha funciona como proteção. Hoje em dia é usada em fantasias, encenações e em acessórios como cintos e outras peças decorativas. Cota de malha feita de aço é usada para proteger de ataques de tubarão. Clique em qualquer imagem para ver em tamanho maior.  Clique aqui para acessar o site com as fotos do projeto

  1. Escolha uma malha. Este artigo descreve um padrão 4 em 1 que é o normalmente usado. O padrão é chamado assim porque cada anel se liga a quatro outros.
  2. Escolha o material. Decida se vai fazer seus anéis ou os comprar prontos. Anéis estão disponíveis em uma grande variedade de diâmetros e espessuras. Anéis maiores vão cobrir uma área maior e fazer uma malha mais leve, mas a textura vai ser mais áspera, e o material não vai ser tão forte. Anéis mais grossos vão ser mais durávbeis, mas também vão pesar mais e vai ser mais difícil de trabalhar com eles.
  3. Escolha um objeto que queira fazer. Se estiver começando, faça algo mais simples até que pegue o jeito. Uma cota de malha completa tem milhares de anéis e pode pesar mais de 18kg. faça primeiro um bracelete, luvas, cinto, chaveiro ou outro objeto mais simples.
  4. Enrole o arame em volta de um cano, cabo de vassoura, lápis ou palito de churrasco. Você vai ter que segurar dos lados com presilhas. tente fazer anéis homogêneos e tente evitar irregularidades na espiral. Se o arame já vier enrolado, use a curvatura do arame.
  5. Corte os anéis. É muito importante usar óculos de proteção para este passo. Tente cortar todos os anéis por igual. Um corte ligeiramente inclinado vai permitir um fecho melhor e com uma folga menor.
  6. Feche quatro anéis, usando um alicate. Passe todos os quatro em um quinto (em vermelho) e feche o quinto.
  7. Organize os anéis como na figura, dois para cima e dois para baixo. Isto pode ser complicado porque os outros anéis ainda não estão ali para ajudar a equilibrar tudo.
  8. feche mais dois anéis. Ligue ambos em outro anel (em vermelho), mas não feche o vermelho ainda.
  9. Passe o anel vermelho através do fundo dos dois anéis de baixo, como mostrado, indo de baixo para cima. Organize os dois anéis de baixo para ficar no padrão.
  10. Repita os passos 8 e 9 até que tenha uma tira do comprimento desejado.
  11. Coloque dois anéis fechados em um terceiro anel (em azul).
  12. Comece a construir a segunda fileira. Passe o anel azul pelos dois anéis em dourado da primeira fileira. Oriente as pontas do mesmo jeito do anel vermelho adjacente.
  13. Coloque um anel fechado em outro anel (azul).
  14. Adicione-os ao padrão, ligando este anel azul a outros três anéis.

  15. Repita os passos 13 e 14 até te completado o resto da fileira.

  16. repita os passos 11 a 15 para adicionar cada fileira até que a malha esteja tão grande quanto quiser.

Dicas

  • Feche todos os anéis por completo, para dar a peça uma aparência uniforme, e evitar que cabelos e fios se prendam neles. dependendo do material, você vai ter que apertar o anel mais do que a posição de fechado, e acertar as pontas.
  • O material para os anéis não está mais limitado a ferro ou aço. Você pode conseguir anéis em aço inoxidável, alumínio, titânio, borracha, ou (para jóias) ouro ou prata. Você pode também conseguir anéis com cores diferentes, e fazer diversos padrões com eles.
  • Procure na internet por outros objetos que podem ser feitos.
  • Uma boa fonte de arame são clipes de papel. Eles vêm em diversas cores e são fáceis de torcer. O lado ruim é que você vai ter que cortar seus anéis e o resultado não é muito forte. Comece endireitando-os o máximo que puder.
  • Ao invés de clipes, use arame. Tente arame industrial de boa espessura.
  • Tente fazer jóias de cota de malha para uma peça elegante para usar em qualquer ocasião.

Avisos

  • As pontas de arame cortadas são afiadas. Manuseie os anéis com cuidado, use alicates de bico e use óculos de proteção. guarde anéis abertos em um recipiente resistemte com tampa.
  • Se quiser usar cota de malha para demonstrações com espadas, e não simplesmente por decoração ou fantasia, faça ela forte o bastante para o que quer fazer. Cota de malha para fantasias é bem mais leve e fraca do que o necessário para absorver um impacto de verdade.

Material Necessário

  • Uma superfície de trabalho reta e bem iluminada
  • Um alicate. Alicates serrados podem marcar o metal. Procure por alicates com pontas lisas. Os alicates devem ser fortes o bastante para dobrar o metal e delicados o bastante para trabalhar com o calibre de anel que escolheu.
  • anéis. escolha um tamanho e espessura que sirva ao acabamento e objeto que quer criar
  • Arame. Se for fazer seus anéis, você vai precisar de arame.
  • Um objeto roliço do calibre desejado. Um lápis, espeto de churrasco ou cano fino para controlar o tamanho dos anéis. Para anéis mais pesados, use um cabo de vassoura ou cano de metal.
  • Um modo de cortar o arame. Alguns alicates vêm com um cortador, ou você pode usar um cortador de arame.

Veja mais informações no link: Como fabricar cota de malha (Com Fotos)

Anúncios