Use Seus Sentidos

  1. Veja seu lugar de dormir, e decida quais elementos você pode controlar. O despertar pode ser ativado por elementos externos, como luzes e sons: daí a eficiência do despertador. Estes elementos podem se sobrepor ao seu ritmo cicardiano.
    • Luz: Sua mente vai responder a estímulos luminosos e despertar. Deixe as cortinas abertas para acordar com o nascer do sol. Feche-as se precisar dormir até mais tarde. Ajuste o local da sua cama para pegar a luz no momento certo – você pode precisar mover a cama um pouco, a medida que o sol muda de ângulo com as estações. Se estiver acampando, coloque sua barraca de forma a receber o sol da manhã sem obstruções (árvores, morros, etc…). Lembre-se de que o sol nasce no leste; no hemisfério norte, virar a barraca para o sul fará com que ela receba mais luz, e o inverso no hemisfério sul, mas a não ser que esteja tentando acordar quando o sol estiver alto no céu, orientar a barraca para o leste ainda é a melhor alternativa. Como foi dito antes, a posição da cama vai depender do mês do ano, e o horário em quer acordar. Se você precisa acordar antes do nascer do sol, colocar as luzes do quarto em um timer pode ajudar, uma vez que não é tão incômodo quanto o despertador.
    • Sons: Ruídos (como o chato do despertador) pode lhe despertar também. Identifique quais sons acontecem regularmente no lugar onde dorme – e quando eles acontecem. Trens, automóveis, animais, e outras pessoas fazendo tarefas regulares podem servir como deixas para acordar. Você pode tirar vantagem disto reparando no que lhe desperta e quando. Pense em deixar a janela aberta para que mais sons adentrem seu quarto.
    • Temperatura: seu corpo adormecido é bem sensível a variações de temperatura. Se você coloca o seu aquecedor em um timer para abaixar o calor a noite, você pode programar o aquecedor para esquentar o quarto mais ou menos uma hora antes de acordar. Presumindo que você durma a uma temperatura confortável durante a noite, isto deve despertá-lo. Você pode usar a temperatura junto com a luz, uma vez que a luz do sol incidindo diretamente na sua cama pode aquecê-lo .Você pode escolher quais cobertores usar de modo a ficar confortável durante a noite (sua temperatura corporal abaixa enquanto dorme), mas que torne-se quente a medida que seu corpo se aquece ao final do seu ciclo de sono. Se quiser tirar um cochilo ao ar livre em um dia quente (quando for acampar, por exemplo), você pode escolher dormir em um lugar a sombra, mas que irá ficar ao sol eventualmente.
    • Olfato: Se você bebe café regurlarmente, a forma mais fácil de usar o olfato como um despertador é colocar uma cafeteira no quarto e programá-la para fazer o café momentos antes da sua hora de acordar. O cheiro do café pode acordá-lo, e se você ainda se sentir cansado ao acordar, não está longe da sua xícara matinal.
    • Tato: Beba um copo grande de água antes de ir dormir. Você vai perceber que consegue acordar de imediato.
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