A fabricante de PCs Everex lançou nos Estados Unidos um computador econômico por 200 dólares, que roda Linux Ubuntu, aplicações do Google e softwares de código aberto.

Chamado Everex gPC (o “g” é de Google) (Na Verdade, ouve uma correção por parte da empresa e o G, que muitos diziam significar Google, na verdade significa Green, de “Verde” – Corrigido), o equipamento começa a ser vendido nesta quinta-feira (01/11), nas lojas Wal-Mart e é uma tentativa da fabricante de PCs de “levar o Linux às massas”.

O desktop tem processador Via C7-D de 1.5GHz, 512MB (megabutes) de memória e 80GB (gigabytes) de disco rígido, além de gravador e leitor de CD e leitor de DVD.

Mas o diferencial da máquina é o que a companhia chama de  “gOS”, uma versão customizada do Linux Ubuntu que inclui aplicações abertas como pacote de aplicativos OpenOffice, software de fotos GIMP, player de DVD Xing e o software de música Rhythmbox.

Além disso, a interface do desktop inclui ícones para aplicações online do Google, como Documents e Spreadsheets, calendário, notícias e mapas. Também vêm instalados no computador o navegador Firefox, o software de mensagem instantânea Meebo e o sistema de VoIP Skype.

A aposta da companhia é de que a combinação de softwares consistentes para desktop, aplicações de Web 2.0 e o custo baixo da máquina tenha grande apelo para o seu público alvo.

Ramon G. McLeod, editor da PCWorld, em São Francisco

Fonte: IDG-Now

Anúncios