Uma nova campanha lançada pelo governo australiano associa o excesso de velocidade nas estradas ao tamanho do… pênis. Segundo a nova campanha, motoristas que dirigem em alta velocidade tomam essa atitude por terem o pênis pequeno, e estarem em busca de auto-afirmação.
O vídeo do anúncio, intitulado “No one thinks big of you” (“Você não é grande coisa”, numa tradução livre), mostra mulheres fazendo um gesto com o dedo mindinho após observar jovens correndo de carro. O gesto é utilizado para questionar a masculinidade do motorista.
De acordo com a Autoridade de Estradas e Tráfego (RTA) do governo do estado australiano de New South Wales, responsável pela campanha, a maioria dos jovens vê a velocidade como algo estiloso. É justamente essa imagem de “glamour” associada ao excesso de velocidade que o governo australiano quer combater.
Em outra cena do vídeo, uma senhora repete o gesto, questionando a masculinidade do motorista que excede a velocidade (Foto: Reprodução/RTA)O objetivo da campanha é tornar o excesso de velocidade “socialmente inaceitável”. De acordo com informações publicadas no site da RTA, mais de 220 pessoas morrem todo ano no estado de New South Wales por conta do excesso de velocidade, e mais de 4 mil ficam feridas.
Para a RTA, todos os anúncios relacionados a excesso de velocidade nas estradas no mundo costumam mostrar imagens de acidentes e mortes, e acabam sendo pouco efetivos, especialmente entre os jovens.
O órgão acredita que os jovens assumem uma atitude “isso nunca vai acontecer comigo” quando vêem campanhas com essa abordagem.
Por isso, a RTA decidiu investir em uma abordagem mais cômica e jovial do assunto, que falaria diretamente com o público-alvo que deseja atingir.

Video Publicitário da Campanha

É legal ver campanhas de conscientização inteligentes, Esta campanha da Australia sobre velocidade no trânsito é um exemplo de como utilizar o Comportamento Humano, para alcançar resultados que não são obtidos através de imagens de acidentes ou corpos espalhados.
Uma propaganda sutil e inteligente, e que vem apresentando uma grande resultado, pois de acordo com as pesquisas, após a veinculação da campanha diminuiram os casos de carros em alta velocidade no país.

Atingir o ser humano em seu ego, é uma maneira bem adequada para a conscientização de grande parcela da população, que ainda segue padrões e estilos estipulados pela midia.

Anúncios